Blog

Apologia à Sócrates em Libras

A obra escrita por Platão, Apologia à Sócrates, foi traduzida para Libras. Este material é fruto da pesquisa de doutorado de Edson T. Rezende, sobre a Recepção Filosófica com Estudante Surdo e visa proporcionar acessibilidade linguística de textos de Filosofia e seus textos aportes para estudantes surdos do Ensino Médio, assegurando assim a sua singularidade linguística nos processos de formação escolar.

A primeira obra do projeto Texto de Filosofia em Libras na perspectiva do letramento visual é  Apologia de Sócrates. Essa obra foi escrita por Platão dentro do período denominado de diálogos socráticos. Nesta obra podemos perceber a metodologia socrática, durante sua defesa, no processo do filosofar, no aspecto ético, antropológico e político.

O texto foi traduzido pelos tradutores Jonatas Medeiros, Paula Roque, e Rhaul de Lemos, em parceria com, o Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, da UFPR, a Fluindo Libras e a Rádio Camélia

Confira uma prévia da tradução: