Blog

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba com programação em Libras.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba está em sua 10ª edição do dia 06 a 14 de outubro de 2021 com programação em Libras.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento ocorre de modo online, com sessões programadas para dias específicos, no site do festival. Serão exibidas dezenas de obras brasileiras e internacionais, com foco em iniciativas ousadas em termos de linguagem e discurso.

Veja o convite em Libras feito pelo cineasta surdo paranaense Giuliano Robert

 

 

 

O conteúdo se divide entre Mostra Competitiva, com produções inéditas, a Mostra Outros Olhares, onde produções recentes dialogam com obras que circularam por festivais internacionais; a Mostra Novos Olhares, consagrada a títulos radicais em suas propostas; a Mostra Olhares Brasil, para filmes que se destacaram em outros festivais nacionais. 


Uma das novidades é o curta documental “A BUSCA DO EU E O SILÊNCIO de Giuliano Robert, cineasta surdo que estréia na Mirada Paranaense”.

WhatsApp Image 2021 10 01 at 12.37.17

Sinopse do Filme: Há inúmeras formas para que a não-comunicação se estabeleça, seja por conflitos, idiomas ou culturas. Neste filme de Giuliano Robert, o fato acontece por interferência da língua: uma mãe ouvinte relata o início de um processo de comunicação com o filho surdo. Partindo das experiências da mãe, Márcia, o documentário é conduzido pelo filho, Giuliano, em busca da relação com uma cultura que através da falta de informação e acesso, silencia maneiras outras de se comunicar. 

 

Uma entrevista com o cineasta pode ser conferida no vídeo disponível no canal do Olhar:

 

 

Para a comunidade surda é ofertado ingressos gratuitos, basta entrar em contato com a Fluindo Libras pelo telefone (41) 98408-3925 ou pela nossa página do Instagram Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Confira o recado em Libras da intérprete e tradutora Viviana Rocha Medeiros

 

 

Os filmes com Libras, Legenda para Ensurdecidos e Audiodescrição podem ser acessado pelo link:  https://www.olhardecinema.com.br/acessibilidade/ 



O Papo de Cinema vai acompanhar a programação diariamente, privilegiando o cinema brasileiro, e atualizando esta matéria especial com críticas e entrevistas:





A vinheta é  Criada a partir das ilustrações já existentes de  Francisco Gusso que dá vida à identidade visual do 10º Olhar de Cinema, com colaboração da artista Lígia Teixeira. A vinheta é traduzida em visual vernacular por Ricardo Boaretto.