Blog

Livros de poemas atuam na promoção dos direitos das crianças e adolescentes

WhatsApp Image 2022 04 28 at 15.52.43

"Eu Sei de Mim" e "Eu Sei de Mim Ah! Sei sim!", de Thelma Alves de Oliveira, terão lançamento online
 

No dia 28 de abril, às 19h, acontece via Youtube - https://bit.ly/euseidemim - o lançamento da 2ª edição dos livros infantis “Eu sei de mim” e “Eu sei de Mim Ah! Sei sim”, escritos por Thelma Alves de Oliveira e ilustrados por Gabriel Rischbieter. Nesta data, serão disponibilizadas animações criadas para cada poema presente nos livros.  Ambos os livros possuem tradução artística em Libras – Língua Brasileira de Sinais!

As duas publicações são organizadas em poemas e ilustrações: “Eu Sei de Mim” e “Eu Sei de Mim Ah! Sei Sim”, são instrumentos poéticos e literários que buscam informar sobre os direitos de crianças  entre 03 e 12 anos.

Os direitos à proteção e à educação, tão básicos, muitas vezes são deixados de lado e as crianças ficam à deriva. Nesta série de livros, a poesia atua como personagem principal, dando leveza a um tema difícil e que, muitas vezes, é um tabu mesmo entre adultos.

As obras contam com linguagem acessível para que  as crianças tenham ferramentas adequadas e, percebam situações que as colocam em risco, aprendendo a lidar com elas e pedir ajuda. O autocuidado é a costura entre as palavras, rimas e imagens presentes nos livros. E extrapolando seu público principal, as publicações se dirigem também às situações de leitura compartilhada, em casa, na escola e outros espaços por onde as crianças e adolescentes circulam.

“Eu sei de mim - Volume 1" foi idealizado para crianças de 3 a 8 anos. Com poemas curtos e rimados, a publicação é ideal para ler junto dos pequenos. As ilustrações, de Gabriel Rischbieter, acompanham os poemas de Thelma Alves de Oliveira, apresentando situações cotidianas que contextualizam a temática.

“Eu sei de mim Ah! Sei sim! - volume 2” foi pensado pela autora especialmente para crianças um pouco maiores, de 9 a 12 anos. Também com poemas e ilustrações, o livro traz mensagens importantes sobre limites, medos, mundo virtual e o universo familiar.

Além do lançamento, o projeto que deu origem a 2º edição oferece, como contrapartida social, duas conversas em vídeo entre a autora e os convidados: Aline Fioravante, advogada e psicóloga, e o arte-educador Luís Teixeira. Os vídeos, direcionados para educadores da rede pública de ensino, estarão disponíveis ao público em geral pelo Youtube do projeto. Os livros físicos serão direcionados para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, bibliotecas e escolas públicas, e instituições de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Esse projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo (Pronac 211383), e conta com patrocínio de Nórdica Veículos, Flexoprint, Guararapes, ACSO, Grupo TEXPA, Durlicouros, Fagundez Distribuição, Artely, Serdia e Gigantec.

SOBRE OS AUTORES:

Thelma Alves de Oliveira - autora

Thelma tem graduação em Psicologia e em Educação Física, com especialização em administração pública pela FGV. Sua trajetória profissional é marcada pela atenção às crianças, tendo sido coordenadora do programa estadual Recriança – Irmão Menor, além de diretora técnica da Fundação de Ação Social do Paraná (Faspar). Ela também presidiu o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e esteve à frente do Instituto de Ação Social do Paraná e da Secretaria de Estado da Criança e Juventude. Foi também coordenadora nacional do Sistema Socioeducativo na Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, e atualmente é assessora da diretoria do Complexo Pequeno Príncipe.

Com tanta bagagem no universo da criança e da adolescência, Thelma, que também é poeta, resolveu transformar em rima essa luta pela garantia dos direitos da infância e adolescência. E foi assim que nasceram as obras “Eu Sei de Mim” e “Eu Sei de Mim Ah, Sei Sim”.

Gabriel Rischbieter, ilustrador

Gabriel é curitibano, nascido em uma família de artistas. Desde muito cedo se interessou pelo desenho e decidiu “o que queria ser”, passando a dedicar boa parte de seu tempo ao traço. Com um estilo único e bastante pessoal, faz da arte sua principal forma de comunicação. A formação em design permite ainda que Gabriel dialogue com os diferentes campos de atuação abertos a um designer que se autodenomina arteiro.

Esta parceria com a escritora Thelma Oliveira, retoma o universo infantil, um tema recorrente em sua obra e o resultado final é uma adorável sinergia que mistura desenho e poesia para criar uma obra de literatura que também é uma ferramenta paradidática!

SERVIÇO:

Lançamento dia 28 de abril de 2022, às 19h, via Youtube:

https://bit.ly/euseidemim

Acesse os livros:

 

EU SEI DE MIM:       

https://bit.ly/euseidemim_vol1

EU SEI DE MIM AH! SEI SIM:

https://bit.ly/euseidemim_vol2

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Fernando de Proença

41 9 99965292

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.